domingo, 12 de agosto de 2012

ANIMAIS-CEGONHA BICO-DE-SELA

Cegonha-Bico-de-Sela (Ephippiorhynchus senegalensis)
Pescadora Africana



Estas Cegonhas encontram-se com um estado de conservação de disperso, pouco comum e com uma unidade social de solitária ou em casais.

Preferem as águas doces pouco profundas, lagos, rios, zonas húmidas, habitats abertos, pradarias, bosques, pântanos e pauis de toda a África tropical, do Oeste do Senegal até à Etiópia e para Sul até ao Norte da África do Sul. Não se encontra no extremo Sul e Sudoeste do continente.

Atingem um comprimento de 1,40 a 1,50 metro, uma envergadura de 2,40 a 2,70 metros e um peso de 5 a 7 quilos.

Têm um modo de vida terrestre e uma actividade diurna.

Apresentam dimorfismo sexual apenas na íris, sendo que nos machos é castanha escura e nas fêmeas amarela, atingem a maturidade sexual aos 3 anos e preferem acasalar ao fim da estação das chuvas, ao inicio da estação seca. Nascem geralmente 2 a 3 crias, depois de um período de incubação de 30 a 35 dias. O intervalo de procriação destas aves é de 1-2 anos.

Estas aves fascinantes alimentam-se de peixes, que come depois de lhes retirar as espinhas e de os lavar, rãs, cobras, caranguejos, camarões, pequenos mamíferos, aves e escaravelhos.

As Cegonhas-Bico-de-Sela podem chegar aos 36 anos de idade em cativeiro.

Umas curiosidades:
Estas Cegonhas têm uma zona de pele nua, que pode influência durante as exibições da corte.



Cegonha-Bico-de-Sela (fêmea à esquerda macho à direita) 

1 comentário:

  1. Eu acho que desconhecia estas belas aves. Estou impressionada com a beleza de sua plumagem. A elegância é própria das cegonhas. Amo todos os animais mas os que voam..

    ResponderEliminar