Pavão Indiano ou Pavão Comum (Pavo cristatus)
Exibicionista das Florestas
Estas aves não migratórias, têm um estado de conservação de localmente comum.
Os Pavões preferem as florestas temperadas, florestas tropicais e de chuva e bosques da Índia, do Sri Lanka e partes do Paquistão, como habitat. Estas aves foram também introduzidas em muitos países e estabeleceu populações semi-selvagens em alguns locais.
Os macho chegam até 2,5 metros de comprimento com a cauda e as fêmeas/machos não reprodutores até aos 0,9-1,2 metro. Estas aves chegam até aos 4-6 quilos. A envergadura das asas vai até aos 1,60 metro.
Os Pavões fêmeas ( pavoas) apresentam uma plumagem que difere com as dos machos. O Pavão desenvolve as penas aos 3 anos ( inicia a maturidade sexual ) e, muda a cada Outono. A época de acasalamento varia para coincidir com a monção. Depois de um período de incubação de cerca de 28 dias, nascem geralmente 3-6 crias.
Os Pavões preferem alimentarem-se de insectos, vermes, bagas, ratos, cobras e sementes.
Podem chegar a viver de 20 a 30 anos em cativeiro.
Umas curiosidades:
Os Pavões, como a maioria dos Fasianídeos, possuem esporões afiados na parte posterior das pernas para se defender.
A cauda comprida do macho possui até 150 penas decorativas que cobrem as penas da cauda, mais pequenas, e que se encontram por baixo. As penas decorativas podem medir até 1,5 metro.
Outra curiosidade é que os Pavões possuem cristas em forma de leque, com penas pequenas e rígidas, sendo comum em ambos os sexos.
Pavão Macho depois da Época de Acasalamento
Pavão Fêmea
Pavão Macho
Sem comentários:
Enviar um comentário