segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ANIMAIS-ELEFANTE ASIÁTICO

Elefante Asiático (Elephas maximus)
Gigante das Florestas Asiáticas



Este gigante asiático vive, como o seu primo africano num grupo de 3 a 40 fêmeas, onde os machos mais velhos são solitários e os jovens juntam-se ao grupo dos solteiros. Infelizmente estes Elefantes foram caçados até se encontrarem em perigo na actualidade.

Os Elefantes Asiáticos preferem as florestas tropicais e as montanhas, onde está actualmente limitado a populações desde o sul da Índia e Sri Lanka, passando pelo Assunção e Vietname e sul da China, até mais ao sul, nas ilhas de Sumatra e Bornéu.

Sendo mais pequenos que os Elefantes Africanos, os Elefantes Asiáticos atingem apenas os 3,5 metros e pesos de 2-5 toneladas. A cauda destes animais são bastante grandes podendo atingir comprimentos compreendidos entre o 1-1,5 metro.

Apresentando dimorfismo sexual, onde apenas o macho desta espécie apresenta presas, atingem a maturidade sexual aos 15 anos, acasalam em qualquer altura e o período de gestação é igual ao primo africano, ou seja 22 meses no qual nasce 1 única cria. Apenas podem voltar a reproduzir-se até 5 anos depois.

Estes belos animais alimentam-se de vegetação, casca se árvore, raízes, bananas, arroz e canas de açúcar.

Estes Elefantes podem ter uma longevidade de até 70 anos.

Umas curiosidades:
Ao contrário do Elefante Africano, o Elefante Asiático tem 5 unhas nas patas da frente e 4 nas de trás, onde o Elefante Africano tem apenas 3, os Elefantes Asiáticos têm 19 pares de costelas, que por oposição, os Elefantes Africanos têm 21 pares de costelas.
As crias destes animais nascem peludas, tem uma tromba muito pequena e conseguem por-se de pé logo 1 hora depois do seu nascimento.
Outra curiosidade é o facto de que as orelhas destes animais são mais pequenas do que as dos Elefantes Africanos, as fêmeas não apresentam presas e a tromba destes animais terminam apenas num "dedo".
A história dos Elefantes mais jovens agarrarem-se às caudas das mães referem-se a estes Elefantes.




Nesta imagem podemos ver que a tromba do
 Elefante Asiático
termina apenas num "dedo"

 Cria de Elefante Asiático recém-nascida 
(peluda, tromba pequena e já de pé)

 Fêmea de Elefante Asiático (sem presas)

Elefante Asiático macho (com presas)

1 comentário: