terça-feira, 11 de setembro de 2012

ANIMAIS-GAIO

Gaio (Garrulus glandarius)
Senhor das Bolotas



Estes belos pássaros vivem sozinhos, em casais ou em grupos familiares e encontram-se com um estado de conservação de comum.

Habitam nos bosques temperados e nas sebes, nas áreas urbanas, nos parques e nos terrenos agrícolas das áreas que fazem parte de toda a Europa, através da Ásia Central e Japão em partes do Norte de África e Ásia Menor.

Os Gaios atingem comprimentos de 34-35 centímetros, envergaduras de 52 a 58 centímetros e pesos de 140-190 gramas.

Estas aves são aves que migram parcialmente. As aves nas regiões Norte e Leste migram para Sudoeste no Inverno.

Tendo um modo de vida diurno, os Gaios macho, apresentam cristas no período de acasalamento. Atingem a maturidade sexual ao 1º ano de vida e nidificam na Primavera e no inicio do Verão. Têm um período de incubação de 16-17 dias do qual eclodem 5 a 7 crias. O intervalo de procriação é de 1 ninhada por ano.

Alimentam-se de insectos, frutas, sementes, bolotas, ovos e crias de aves e carniça.

Cada Gaio pode voar durante até 5 anos.

Umas curiosidades:
Os Gaios fazem parte da família dos corvos.
O Gaio tem uma forma extraordinária de livrar as suas penas dos parasitas. Primeiro agacha-se num formigueiro, abrindo as suas penas e irrita as formigas. Depois, as formigas respondem subindo para a sua plumagem e borrifando ácido fórmico. Isto funciona como insecticida contra piolhos e pulgas. Quando as formigas terminam o trabalho, o Gaio percorre com o bico as penas de voo para voltarem a tomar a forma.



 Gaio Macho (à direita)
Gaio Fêmea (à esquerda)

Gaio Macho na Época de Acasalamento

 Gaio

Sem comentários:

Enviar um comentário