Coruja das Neves ou Coruja do Árctico (Nyctea scandiaca)
Caçadora Solitária
Estas aves encontram-se com um estado de conservação comum e vivem solitariamente, mas e pares durante a época de acasalamento.
Habitam em habitats abertos, incluindo pradarias, zonas costeiras e regiões polares incluindo a tundra do Círculo Árctico, nas Gronelândia e nas regiões de tundra do Alasca, Canadá, Escandinávia e Rússia.
Têm um comprimento que varia entre os 55 e os 70 centímetros. A envergadura das Corujas das Neves, é compreendido entre os 142-162 centímetros e, atingem um peso de 1-2,5 quilos.
Estas aves migram parcialmente para sul quando o alimento escasseia.
As Corujas do Árctico apresentam dimorfismo sexual, sendo que o macho tem uma plumagem totalmente branca e é menor que a fêmea, e esta tem a plumagem com riscas pretas e é maior que o macho. Têm uma maturidade sexual de 3-5 anos e acasala de Maio até ao principio de Setembro. Têm um período de incubação de 30 a 33 dias de onde nascem de 2 a 17 crias, sendo em média 5 a 7 crias.
Alimentam-se de pequenos roedores como lémingues, lebres e coelhos, aves marinhas e carniça.
Estas belas aves vivem apenas um período entre 8 e 10 anos.
Umas curiosidades:
Uma lenda dos nativos norte americanos conta como surgiu a primeira Coruja desta espécie: uma rapariga foi outrora transformada por magia numa ave de bico comprido. Assustada, a rapariga voou desnorteada contra uma rocha. Com o impacto, a sua face ficou achatada e assim surgiu a primeira Coruja do Árctico.
Outra curiosidade é a expressão sonolenta pode ser enganadora, sendo que a Coruja das Neves está sempre alerta.
Coruja das Neves
Coruja do Árctico Macho
Coruja das Neves
Coruja do Árctico Fêmea
Sem comentários:
Enviar um comentário