Rã-Touro-Americana (Rana catesbeiana)
Gigante Aquático
Esta Rã vive solitariamente, excepto na época de acasalamento e com um estado de localmente comum.
Esta Rã aquática nunca se afasta de uma fonte de água, como os lagos e rios de água doce, zonas húmidas, charcos, reservatórios e as regiões pantanosas da América do Norte, desde a Nova Escócia até à Florida central, e da costa Leste até às Montanhas Rochosas. Foi também introduzida no México e na Europa.
As Rãs-Touro-Americanas atingem comprimentos compreendidos entre 9 e 15 centímetros e pesos de 500 gramas.
A maturidade sexual destes animais é atingida aos 4-5 anos, acasalando na Primavera e ao início do Verão. O período de incubação é de 4 a 20 dias até à fase de girino e 1-3 anos antes da fase da metamorfose para adulto. Mete entre 10 a 20 mil ovos numa folha da vegetação de um charco. Estas Rãs têm um intervalo de procriação anual.
A dieta destas rãs é muito variada quando adultos. Em adultos alimentam-se de qualquer coisa desde que caiba na sua boca. Comem cobras, vermes, insectos, crustáceos, rãs, girinos, peixes, pequenos mamíferos e aves. Em girinos alimentam-se de algas e pequenos invertebrados.
Estas Rãs podem viver cerca de 15 anos, vivendo apenas 8 meses em cativeiro.
Umas curiosidades:
O coaxar da Rã-Touro soa como o mugido do touro, daí o seu nome.
Assim que a temperatura desce com a aproximação do Inverno, entra em hibernação.
Outra curiosidade é que a garganta do macho é amarela durante a época de acasalamento, enquanto a da fêmea é branca.
Rã-Touro-Americana
pode comela
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarDentre todas as rãs apenas duas podem ser consumidas e elas são as rãs touro e as rãs pimenta. Algumas características especiais destas rãs são as patas traseiras bem maiores do que o normal, pois estas rãs costumam dar grandes saltos com muita agilidade; também possuem membranas similares a dos patos, entre os dedos que lhe são úteis para a natação.
EliminarNa onde ela vive?
ResponderEliminar