Leopardo (Panthera pardus)
Príncipe da Selva
Estas maravilhosas criaturas encontram-se com um estado de menor risco.
Vivendo solitáriamente, estes felídeos habitam em florestas e bosques tropicais, florestas de chuvas, montanhas, terras altas, escarpas rochosas, desertos e semi-desertos, savanas e pradarias da maior parte de África sub-Sariana, parte do Médio Oriente, Afeganistão, Índia, Sri-Lanka e o norte da China até ao sudeste da Ásia, apesar da sua distribuição estar a reduzir-se cada vez mais em zonas isoladas.
Os Leopardos atingem comprimentos compreendidos entre 0,9 a 1,90 metro e comprimentos de cauda de 60 a 110 centímetros. Os macho podem pesar 37 a 90 quilos e ter uma altura de ombros de 45 até 80 centímetros e as fêmeas 28 a 60 quilos e alturas de 45 a 60 centímetros.
Atingem a maturidade sexual entre os 2 e meio e os 3 anos. Acasalam todo o ano, mas geralmente é em Janeiro ou em Fevereiro, têm 2 a 4 crias, que nascem após 90-105 dias de gestação (3 meses). O intervalo de procriação destes animais é de 2 anos.
Estes belos felinos alimentam-se qualquer coisa desde escaravelhos a animais de pasto, como gazelas e antílopes. Alimentam-se também de facoqueros (porcos), cães, peixes e aves em savanas e roedores e primatas, são mais comuns em bosques e selvas.
Os Leopardos podem viver cerca de 12 anos em liberdade e até 21 anos em cativeiro.
Umas curiosidades:
Uma curiosidade é que os Leopardos podem saltar até 6 metros de comprimento, 3 metros de altura e podem alcançar uma velocidade de 60 k/h.
Quando a cauda das progenitoras está levantada, demonstra um tufo de pêlo branco, que serve para que as crias não se percam da mãe.
Os Leopardos têm uma visão 6 vezes melhores que a dos humanos e uma audição com o dobro destes.
Os territórios dos Leopardos podem ir até aos 30 Km2 e em zonas montanhosas e desérticas até 200 Km2, marcando-os com urina, marcas de garras nas árvores e rugidos.
A última curiosidade é que todos os Leopardos são malhados, até mesmo as Panteras, sendo que, a sua pelagem é apenas sobreposições das manchas pretas.
Leopardo
Sem comentários:
Enviar um comentário