Golfinho Malhado (Stenella attenuata, Stenella frontalis)
Nadadores Ágeis
Os Golfinhos Malhados são animais que vivem em grupos e têm um estado de conservação em que os pantropicais (1) é de baixo risco e os Atlânticos é desconhecida.
Ambas as espécies de Golfinho Malhado vivem nos mares e oceanos quentes e temperados. O Golfinho Malhado vive nas águas quentes do Atlântico. Também os Golfinhos Malhados pantropicais (S. attenuata) vivem nos mares do Atlântico e nas zonas tropicais dos oceanos Índico e Pacífico.
O comprimento dos Golfinhos pantropicais vai dos 1,7-2,4 metros e dos Atlânticos é por volta dos 1,7-2,3 metros. Os pantropicais atingem pesos compreendidos entre os 90 a 115 quilos e os Atlânticos dos 100 a 143 quilos.
Em ambas as espécies, a maturidade sexual dos machos é por volta dos 12-15 anos e das fêmeas é aos 9-11 anos. Acasalam todo o ano e têm um período de gestação de 11 meses e meio. Têm 1 cria, sendo ocasionalmente 2 e o intervalo de procriação destes mamíferos é de 26-48 meses.
A dieta desta espécie de Golfinhos é à base de lulas e pequenos peixes.
A longevidade de vida dos pantropicais vai até aos 46 anos e as dos Atlânticos é desconhecida.
(1) Em biogeografia, a pantropical é uma distribuição nos trópicos, que abrange regiões tropicais de todos os principais continentes, ou seja, em África, na Ásia e na América.
Umas curiosidades:
A espécie pantropical tem o dorso cinzento com manchas mais claras. O seu parente Atlântico está coberto de manchas brancas, com o dorso negro e uma lista clara na coluna.
Outra curiosidade é que nesta espécie, as fêmeas são maiores que os machos.
Estes Golfinhos conseguem viajar a velocidades de 28 k/h
Golfinho Malhado ( atlântico)
Golfinho Malhado ( pantropical )
Sem comentários:
Enviar um comentário